Seguidores

Paginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Batata gratinada

 


Uma receita de batatas deliciosa e super simples de confeccionar. A maioria das receitas que tenho postado são faceis de fazer, não se perde muito tempo na cozinha, pois nos dias de hoje, quase que não se tem tempo para nada, e por isso as marcas de comida já confeccionada fazem fortunas. Em qualquer hipermercado tem uma secção com imensos produtos prontos , os quais é só preciso aquecer.
O problema é que além de serem caros, fazem muito mal á saúde, normalmente têm muito sal e outros aditivos igualmente prejudiciais.

Para os dias em que estamos mesmo muito aterefadas podemos sempre aquecer uma refeição que tenhamos previamente congelado. Por exemplo quando estufarmos carne, podemos fazer a mais  e congelar umas doses. Na hora de cozinhar é só fazer um puré para acompanhar, juntar arroz, ou massa e assim conseguir uma refeição totalmente caseira.

Acho que com um esforcinho se consegue cozinhar receitas saborosas e em pouco tempo. Esta é uma delas. Acompanha bem com carne.


Ingredientes:

2 batatas grandes
1 copo de leite
1 colher de sopa de manteiga
noz moscada q.b.
sal q.b.
ervas aromáticas
queijo ralado

Preparação:

Descascar as batatas, passá-las rapidamente por água. Cortá-las as rodelas fininhas, aconselho a não as lavar porque o amido libertado, torna-as mais cremosas.
Num tacho colocar o leite e a manteiga, deixar aquecer bem e juntar as batatas, deixar cozer entre 3 a 5 minutos, se necessário juntar um pouquinho mais de leite.
Colocar tudo num pirex, ou num recipiente que possa ir ao forno, espalhando bem as batatas.
Temperar com o sal, a noz moscada, as ervas aromáticas que entender, eu usei alecrim. Ficam muito boas com salsa ou tomilho.Colocar o queijo por cima e levar ao forno a 200° até ficar bem douradinho.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por deixar o seu comentário.