Seguidores

Paginas

terça-feira, 10 de abril de 2012

Bacalhau á Gomes de Sá

 

Estava para ser um bacalhau com natas, mas na última hora decidi fazer este prato que adoro e que já não comiamos há muito tempo. Existem muitas maneiras , pelo que vi depois de uma pesquisa pela net, de o confeccionar, mas eu faço-o assim, e normalmente quem prova gosta bastante.

Ingredientes:
( 4 pessoas)

4 postas de bacalhau medias demolhadas
4 ovos
3 cebolas grandes
1 tomate pequeno
cerca de 8 batatas grandes
azeite (bastante, neste prato não pode ser forreta no azeite)
salsa
azeitonas pretas
sal, pimenta

Preparação:

Descascar as batatas, cortá-las ao cubos grossos e colocá-las a cozer com os ovos. Noutro tacho colocar água, depois de ferver colocar o bacalhau e desligar o fogo, tapar e deixar 10 minutos assim. Depois escorrer o bacalhau, deixar arrefecer um pouco, retirar pele e espinhas e lascá-lo.
Escorrer tambem as batatas cozidas. Cortar as cebolas em meias luas finas e levar a alourar com bastante azeite. Deixe a cebola ficar dourada sem fritar.
Juntar o tomate picado, mexer e juntar o bacalhau e as batatas, deixar cozinhar em lume brando com o tacho tapado, mas mexer varias vezes, e ir juntando azeite, para envolver bem, e não ficar muito seco. Repetir esta operação as vezes que forem necessarias, até as batatas se desfazerem um pouco.
Misturar 3 ovos picados. Sal e pimenta q.b e a salsa picada, envolver muito bem e depois é só servir polvilhado com salsa, 1 ovo ás rodelas e azeitonas pretas.


Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por deixar o seu comentário.