Seguidores

Paginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Como cozinhar feijão preto

Não é novidade nenhuma que as leguminosas são uma parte muito importante da nossa alimentação e como tal devem ser consumidas várias vezes por semana.
Cá em casa tento incluí-las em diversos pratos; ervilhas , lentilhas, grão de bico e todos os tipos de feijão.
 O feijão preto é dos meus preferidos, gosto bastante dele a acompanhar uma carne grelhada, uns peixinhos fritos, também o uso para fazer um arroz muito bom ou até para juntar ás sopas.
 
Podemos vê-lo a acompanhar alguns pratos em restaurantes, mas que na maioria das vezes desilude. Pelo menos a mim acontece-me imensas vezes. Vem aguado e sem sabor. O que eu detesto, portanto aqui vai a minha forma de o preparar mesmo que se use do de lata, fica com um molhinho espesso e apetitoso e faz-se num abrir e fechar de olhos.
 
 

Ingredientes:
feijão preto de lata ou demolhado
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
salsa picada
um pouco de toucinho ou chouriço cortado aos bocados
1 colher de polpa de tomate
azeite
sal e pimenta

Preparação:
Picar o alho e a cebola e colocar a refogar em lume brando,quando estiver a cebola translúcida juntar o toucinho ou chouriço, deixar fritar um pouco. De seguida juntar a(s) lata(s) de feijão ou o feijão cozido e demolhado com a água da cozedura. Juntar a polpa de tomate a folha de louro, sal e pimenta.
Deixar engrossar por alguns minutos. Se vir que ainda está liquido junte uma colher pequena de farinha de milho e deixe até espessar o molho. Juntar a salsa picada e servir.

Eu costumo demolhar o feijão e depois cozê-lo, dividindo-o em porções para congelar.
Uma dica para que ele mantenha a cor e ficar mais saboroso, é cozê-lo na água onde demolhou.
 
 



 
Bom apetite!




1 comentário:

  1. Um dos meus feijoes favoritos, é tao bom. E tem imensa proteinaa :)
    Adoro feijao preto bem temperado, super reconfortante para estes dias de chuva :)

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar o seu comentário.