Seguidores

Paginas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Arroz de feijão

 

 Um arrozinho de feijão acompanha tanto ums panadinhos como uns filetes, uma carninha grelhada, ou uma omelete, ou comê-lo mesmo assim não é pecado nenhum. Como tem feijão, não há necessidade de ir buscar as proteinas á carne e ao peixe.

 Nós portugueses é que temos a mania de comer a todas as refeições carne com batatas ou arroz ou massa, peixe com batatas, arroz ou massa...
Os suiços admiram-se quando vêm os portugueses ás compras, eles com um cesto, nós com o carrinho cheio. Eles fazem refeições só de legumes, não comen hidratos de carbono a todas as refeições, acompanham as carnes e peixe com legumes, fazem refeições só de queijo( vários tipos) com a baguete, uma salada e um pouco de fiambre ou carne fumada fatiada...
Hábitos bem diferentes...

Ingredientes:
(4 pessoas)

2 chavenas de arroz (usei risoto, fica mais cremoso)
1/2 chouriço de carne
azeite
feijão vermelho q.b ( usei já cozido e congelado)
1/2 copo de vinho branco
2 colheres de sopa bem cheias de polpa de tomate
1/4 de pimento picado
sal, pimenta
salsa, louro
cebola

Preparação:

Refogar a cebola no azeite, quando estiver translúcida acrescentar o chouriço picado e deixar refogar mais um pouco. Refrescar com o vinho, deixar evaporar um pouco, juntar o pimento picado e a polpa de tomate. De seguida juntar o arroz e 4 chávenas de água a ferver, juntar o feijão e temperar com o louro, o sal, a pimenta e em lume brando deixar cozer o arroz mexendo várias vezes.
Como este arroz se quer malandrinho , juntar mais 1 ou 2 medidas de água.

*Para 1 medida de arroz utiliza-se 2 de água, no caso de querer o arroz seco, quando é malandrinho normalmente junta-se mais 1 medida de água.

Eu normalmente quando quero o arroz malandrinho, vou acrescentando a água a olho, e mais perto do final da cozedura acrescento mais um pouco, pois depois de desligar o fogo, ele absorve sempre um pouco de molho.

Nesta imagem, tirei a foto quando desliguei( estava com mais molhinho).
Na primeira foto como podem comparar, estava mais enxuto.


Bom apetite!

1 comentário:

  1. Um dos meus acompanhamentos favoritos :)
    Parabéns pela fotografia, que tomei a liberdade de usar no meu blog (salvaguardando os seus créditos), espero que não se importe.
    Felicidades.
    www.43epicos.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar o seu comentário.