Seguidores

Paginas

sábado, 21 de abril de 2012

Risoto com gambas e atum

 

Desde que fiz o meu primeiro risoto que fiquei fã. Agora faço-o com tudo. Não acho que seja assim tão dificil,a parte pior é que durante o tempo de cozedura, não nos podemos distrair, porque ele absorve a água muito rápido, e o segredo é juntar a água aos poucos e ir mexendo.
Muitas pesssoas misturam um pouco de queijo ao fim para lhe dar uma textura mais cremosa, ou natas, eu apenas coloco uma nozinha de manteiga, mas nem sempre. Gosto dele simples.

Ingredientes:

gambas q.b.
atum q.b.
arroz arboreo
caldo de legumes ou galinha
vinho ou vermute branco
1 colher de chá de paprica doce
1 malagueta picada
sal
salsa, cebolinho
azeite
1cebola
Um pouco de parmesão ou uma noz de manteiga

Preparação:

Colocar água a ferver naquelas cafeteiras eléctricas se não tiver use uma panela. Eu acho que a cafeteira dá bastante jeito, ferve muito mais rápido.
Numa frigideira fazer um refogado com o azeite e a cebola, picar a malagueta e incorporar.Depois junte um pouco de vinho branco ou vermute e deixe evaporar. De seguida junte o arroz e a paprica. Dissolva um caldo de galinha ou de legumes na água a ferver, é claro que se tiver um caldinho caseiro feito por si, é muito melhor. Para uma medida de arroz uso 4 de caldo ( mais ou menos, eu faço tudo a olho).De seguida junta o arroz á frigideira e envolva no estrugido, e comece a juntar o caldo a ferver. Junte um pouco e mexa bem, deixe o arroz absorver, vá repetindo a operação, mas a meio da cozedura junte as gambas, pois elas não precisam de cozinhar muito.
Continue a juntar o caldo a ferver ao arroz, sempre a mexer,tempere de sal e quando estiver pronto desligue, junte um pouco de parmesão, ou uma noz de manteiga, envolva, polvilhe com as ervas frescas,( só juntei depois da foto tirada) deixe repousar cerca de 2 minutos e sirva.

Bem bom!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por deixar o seu comentário.