Seguidores

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bolo de festa

 

Este bolo foi feito pelo aniversário da minha cunhada, só me lembrei de tirar foto, já depois de estar cortado. Fiz com um bolo de leite de coco e outro de chocolate, a cobertura foi de queijo filadélfia, mas como eu não sou apreciadora de queijos não gostei muito. Penso que com mascarpone teria sabido melhor, ou até com uma cobertura de claras.

O bolo de leite de coco, é uma receita que tirei da net já lá vão três anos, não me lembro do site, mas o bolo é delicioso, e uma óptima base para qualquer bolo de aniversário ou festa. O de chocolate também já tenho a receita no meu caderno há bastante tempo, é um bolo simples e bom.

Bolo de leite de coco

Ingredientes:

3 chávenas de chã de farinha
3 chávenas de chã de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga
4 ovos
1 colher de sopa de fermento
1 chávena de leite
1 chávena de leite de coco

Preparação:

Bater com a batedeira a manteiga e o açúcar ate ficar uma mistura mais clara, depois adicionar as gemas uma a uma, batendo bem entre cada uma.
Misturar a farinha com o fermento. Á parte misturar o leite com o leite de coco. Ir juntando´ao preparado estas duas misturas alternadamente, mas a farinha deve ser peneirada enquanto se junta.
Bater as claras em castelo e misturar á massa. Levar ao forno pré-aquecido a 180° em forma untada e enfarinhada, até estar cozido.
Fica um bolo muito fofinho e delicioso.

Bolo de chocolate

Ingredientes:

4 ovos
1 chávena de chã  de óleo
1 chavena de chã de açúcar
1 chávena de chã de chocolate em pó
2 chávenas de chã de farinha
1 colher de sopa de fermento
1 chávena de água a ferver

Preparação:

bater tudo muito bem, depois juntar a chávena de água e misturar bem. Levar a cozer em forma untada e enfarinhada em forno pré-aquecido a 180°.

Cobertura:

Ingredientes:

500 g de açúcar de confeiteiro peneirado
6 colheres de sopa de margarina
3 claras em castelo
1 colher de sopa de sumo de limão
Preparação:
Bater as claras até ficarem em castelo firme. Adicionar aos poucos o açúcar, depois adicionar as colheres de margarina e depois o sumo de limão, bater até ficar consistente.
* acho esta cobertura muito mais saborosa que a do queijo filadélfia, que foi a que cobriu este bolo, e tambem pode ser usada para o rechear.
 
Bom apetite!



2 comentários:

  1. Gosto de ver os bolos assim cobertos de branco, parece tão fofo, a ideia de juntar dois bolos (chocolate e leite de coco) num só pareceu-me muito bem, nunca tinha visto.
    Parabéns :)

    ResponderEliminar

Obrigada por deixar o seu comentário.