Seguidores

Paginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Doce de abóbora com noz

 

Costumo fazer os meus doces e compotas e todos os anos faço imensos frascos deste doce de abóbora com noz que é delicioso. Costumo usar aquelas abóboras enormes que se usam no dia das bruxas, mas descobri umas muito boas que ainda não conhecia, são é muito difíceis de descascar. Acho que se chamam de butternut, pois possuem um travo a noz. Ficou um doce delicioso, aconselho mesmo a experimentarem com essas.

Butternut- imagem retirada da internet


Por cá nos mercados encontro uma grande variedade, as vezes misturo um pouco de todas tanto nas compotas como nos cozinhados.
Fazem muito bem á saúde, possuem poucas calorias e aguentam imenso tempo frescas se não forem descascadas ou então congeladas.

imagem retirada da internet

Ingredientes:

1 kg de abóbora descascada
750 gr de açúcar
1 pau de canela
150 gr de nozes

Preparação:

Misturar a abóbora aos bocados com o açucar e o pau de canela e levar a cozer em lume brando até a abóbora se desfazer. Depois de estar bem cozida  retirar o pau de canela e passar com a varinha mágica. Juntar as nozes partidas  ( costumo dar uns murros no saco ainda fechado ).
Verificar se forma ponto de estrada e colocar dentro de frascos esterilizados no microondas por 30 segundos, apertar bem a tampa e virar ao contrário, guardar assim.


Não costumo usar a varinha nas minhas compotas, mas um esmagador de legumes parecido com o da imagem. Ficam os frutos esmagados mas de uma forma mais grosseira.


Ponto de estrada: é quando ao colocar um pouco de compota num prato e ao passar uma colher pelo meio, a compota abre ficando uma estrada limpa no meio .

Bom apetite!

1 comentário:

Obrigada por deixar o seu comentário.