Seguidores

sábado, 19 de maio de 2012

Bacalhau á liberdade

 

Este prato é muito saboroso e fácil de fazer. Um pouco rústico, mas assim que se prova fica-se fã, então com um vinho rose a acompanhar,é simplesmente maravilhoso, claro que eu como não bebo álcool devido ao meu estado acompanho com uma água com gás, mas não é a mesma coisa.

Ingredientes:

2 postas de bacalhau grandes e demolhadas
batatas
1/2 meio pimento verde
1/2 pimento vermelho
2 tomates grandes ou de lata
3 cebolas
1 copo de vinho branco
1 cálice de vinho de porto
1 cálice de whisky
1 dente de alho
2 colheres de sopa de polpa de tomate
azeite
farinha
sal e pimenta
salsa picada
1 folha de louro

Preparação:

Descasque as batatas e corte as rodelas. Frite em óleo bem quente, mas não as deixe tostar. Retire e deixe sobre papel absorvente. Passe o bacalhau pela farinha, numa frigideira coloque o azeite com um dente de alho com casca, frite o bacalhau de ambos os lados. Retire e deixe a escorrer sobre um passador ou grelha.
Num tacho coloque o azeite e a cebola cortada em meias luas, vá mexendo de vez em quando, cozinhe em lume brando até estar caramelizada, de seguida junte os tomates sem pele e cortados aos bocados, o pimento ás tiras, uma folha de louro, deixe cozinhar um pouco até o tomate desfazer um pouco. De seguida junte  a polpa de tomate, o vinho, o whisky e o porto, mexa bem e deixe evaporar o álcool. Tempere com sal e pimenta.
Disponha as batatas numa travessa, o bacalhau no centro com o molho por cima, leve ao forno pré aquecido, coberto com uma folha de alumínio, deixe alguns minutos até ficar bem quentinho. Polvilhe com salsa.


 Bom apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por deixar o seu comentário.