Seguidores

terça-feira, 22 de maio de 2012

Conserva de molho de tomate caseiro

 

 Este molho de tomate é óptimo. Comecei a fazê-lo e a conserva-lo em frascos, acaba por ser muito prático, para aqueles dias em que não temos muito tempo para cozinhar, porque já tem a cebola e o alho refogado incluído, por isso basta colocá-lo directamente na panela e começar a cozinhar.
Pode usar-se em refogados, assados, estufados ou apenas aquece-lo e coloca-lo por cima de um bom prato de massa como foi o caso de estes tortellinis recheados com carne.

Ingredientes:

tomate pelado q.b
cebola e alho
cenoura
louro
algumas colheres de polpa
azeite
pimenta
sal

Preparação:
  • Colocar a cebola picada a refogar com o azeite
  • A meio juntar o alho picado
  • Quando estiver refogado junte os tomates e a cenoura picada ( se não gostar de cenoura, coloque uma pitada de açúcar por causa da acidez do tomate)
  • Tempere com sal e pimenta, se tiver vários tipos de pimenta melhor, misture que fica bom
  • Deixe cozer em lume brando, assim que reduzir junte um pouco de água e a polpa, a folha de louro e deixe cozinhar cerca de 20 minutos, em lume baixo até ele ficar bem espesso. 

Para conservar, basta colocar os frascos durante um minuto no microondas na potencia máxima, sem as tampas e de seguida enche-los com o molho ainda quente , fechar muito bem e guarda-los com a tampa para baixo. Pode guarda-los um ano ou mais, é exactamente a mesma técnica que se utiliza com as compotas.
Fácil, pratico e económico!

Bom apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por deixar o seu comentário.